domingo, 11 de outubro de 2009

Você e Você Mesmo

[Sozinho1.jpg]

Não importa a idade que tens, hoje na lucidez dos meus vinte anos posso dizer convicto: estará sempre só, você e você mesmo!, não importa tua idade, crença, fama, poder aquisitivo, nasceu só e morrerás só, os teus amigos o deixarão quando não tiveres mais a oferecer o que usam de ti, talvez você nem saiba disso, ou talvez morra sem saber, amigos, pessoas e conhecidos vão e vem, uns permanecerão ao nosso lado (que são pouquíssimos), outros terão que partir porque a vida acabou para eles, as vezes pergunto porque emudecem para nós, porque não nos querem mais como companheiro, em meio a pesadelos acordamos atônitos e deparamos com nosso eu mais profundo, estarás só nessa hora, ainda que tenhas outra cama a deitar e alguém para abraçar-lhe, o sonho é teu? O pesadelo também foi teu? Nasceu só e morrerás contigo mesmo, no mais íntimo ou mais frívolo dos seres humanos, terás que viver de qualquer jeito - se quiseres -, essa pode ser uma escolha terrível para uns, nem tanto para outros (porque nascem de olhos fechados e morrem de olhos fechados para Deus, para o próximo, para o afeto!), se perdeu alguém não por escolha própria não lamente, virá outra melhor ou pior no lugar, porém se tens alguém com quem compartilhar e tenta dividir seus momentos de felicidades, conserve-o! Essa poderá ser uma das pouquíssimas pessoas que te acompanharás até o final.

Não corra dos momentos tristes em que se encontrar, viva-os! Certamente precisarás futuramente. O passado é o espelho do futuro, enxergará se quiser, assim a vida não será só surpresa , dor ou frustração (com as pessoas ou situações) e sim uma válvula de escape a qual precisarás sempre.



6 comentários:

  1. Parabéns Celso pelo belo texto com o qual nos presenteia. =)

    Acho tua reflexão muito válida e concordo contigo em vários pontos. Porém, entretanto, prefiro acreditar que esse sentimento, de sermos seres sozinhos, é fruto da época em que vivemos - onde as pessoas são criadas em um meio em que é cada um por si.

    Acredito que o ser humano, em sua natureza primária, tem dentro de si o sentimento de solidariedade e bondade, tanto quanto o de indiferença e maldade. O que acredito é que o sistema em que vivemos ajuda, naturalmente, a potencializar os sentimentos menos altruístas. Acabamos, então, por acreditar que essa é a nossa verdadeira natureza. Porém, para mim, é apenas uma das faces.

    ResponderExcluir
  2. No final o que vale não é o homem, mas sim o seu legado!
    Prefiro não acreditar que somos seres unitários e sós...apesar de me sentir assim em grande parte do tempo.
    Na verdade não funcionamos sozinhos, e isso é fato, até mesmo para nos sentirmos sozinhos, precisamos saber que existem outras pessoas no mundo. E que mesmo na sua solidão, você seguirá dependendo delas para viver. Seja para fazer a comida que comes seja para escrever o livro que lês.
    Vou roubar uma frase do comandante Ernesto..."Não se vale nada sozinho".
    O texto é belíssimo e muito verdadeiro no ponto de vista prático do mundo...porém eu prefiro seguir batendo minha cabeça contra os muros e acreditando em união e complemento.
    Até porque, "A felicidade só é completa quando compartilhada".

    ResponderExcluir
  3. como autor do texto,deixo claro que escreví por pura necessidade de relatar umas perdas que sofrí,estava enfurecidamente cheio de coisas a escrever, não fiz nem um milésimo do que tentei escrever,tinha alguns amigos o qua confiava,contava segredos e etc.. sumiram desapareceram,excluíram-me do orkut,não atendem mais o telefone,acho que cada um tem o direito de fazer o que quer.eu sou realista e cinsero,desde quando era criança isso já acontecia com todos,nunca expus tanta obscuridade num texto,peço-lhes desculpas por tanta coisa árdua escrita.
    Eu só que dizer que temos um lado intimo dentro de nós e é só nosso,nos carregamos para cima e para baixo, não quiz falar de solidão a principio nem teorzar os afetos,por isso evito discursões sobre solidão e morte.

    Aí perguntam-me poque escrevo essa coisas,e respondo que é uma necessidade,esté em mim tudo que tenho que fazer é por para fora!

    Mais uma vez agradeço ao Robson por postar coisas minhas,são raras as pessoas como
    ele, e o Yuri que comenta,pessoas assim temos que preservar pelo resto da vida.

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe se meu comentário pareceu uma crítica Celso, realmente não era minha intenção.
    Teu texto é muito bonito e carregado de sentimentos verdadeiros, sentimentos esses que compartilho contigo em muitos momentos da minha vida.
    Acho que a grande jogada de se escrever com sentimento, consiste em ter a liberdade de expressar o que sentimos de forma ampla, abordando qualquer tipo de emoção sem nos preocuparmos com o julgamento.
    Afinal, a vida está longe de ser feita só de belezas, a melancolia e a tristeza fazem parte do mundo e de nós mesmos, e assim como qualquer outro sentimento, devem ser colocadas para fora e abordadas de maneira verdadeira.

    Mais uma vez, parabéns pelo texto, gostei muito do teu estilo!

    ResponderExcluir
  5. Achei o texto do Celso carregado de um sentimento muito forte e verdadeiro. Acho que em certos momentos temos a tendência a pensar mais positivamente ou mais negativamente.É natural.

    Colocar um ou outro sentimento para fora sempre vai acarretar em algo que não temos idéias. Alguns vão concordar, outros discordar, outros nem concordar nem discordar, mas apenas entender. Porque nenhuma idéia deve ser julgada arduamente sem se ter noção de seu contexto.

    Percebi quando o Celso escreveu que ele estava exteriorizando uma espécie de mágoa por as coisas estarem sendo assim, na maioria das vezes. Mas nunca acreditei que ele verdadeiramente acreditasse em só um lado da moeda.

    Yuri, teu comentário é sim uma crítica, mas não no sentido destrutivo, mas sim, de uma expressão de tua opinião. Isso é valido, ajuda a refletir, e, pessoas como nós (eu, tu e o Celso) somos bem perceptíveis para ver que não há uma crítica pessoal, mas só uma reflexão. belo comentário Yu.

    Belo texto Celso.
    =)

    ResponderExcluir
  6. Legal que ainda existam lugares como esse, onde podemos expor nossas idéias e opiniões.

    Abraço.

    ResponderExcluir